terça-feira, 22 de março de 2011

O Maior Blog da Escola Creuza Gomes - Strondus

O que é um Blog e para que serve?

  • strondus@gmail.com
Qua, 13 de Maio de 2009 13:20


blog-divulguesuasideiasPensei bastante sobre qual seria o próximo tema para um artigo, e decidi escrever sobre BLOGs, pois é um tema está em alta, mas a maior parte das pessoas não têm idéia da utilidade do blog no seu dia-a-dia. Porém, uma coisa é certa! Os blogs vieram para ficar, e o profissional, principalmente de comunicação, que investir no uso do blog como uma ferramenta de negócios e marketing irá ser mais valorizado no mercado.
Pensei bastante sobre qual seria o próximo tema para um artigo, e decidi escrever sobre BLOGs, pois é um tema está em alta, mas a maior parte das pessoas não têm idéia da utilidade do blog no seu dia-a-dia. Porém, uma coisa é certa! Os blogs vieram para ficar, e o profissional, principalmente de comunicação, que investir no uso do blog como uma ferramenta de negócios e marketing irá ser mais valorizado no mercado.
O BLOG tem sido usado tanto por empresas como por profissionais liberais como uma forma de divulgar rapidamente suas idéias de um modo simples e rápido. Basicamente, um blog é um conjunto de mensagens curtas ou longas que são conhecidas como POSTs. Estas mensagens são ordenadas em ordem decrescente de data da postagem.
Curso de Blog em WordPressO blog tem um tom mais informal, por isso recebe críticas de profissionais "tradicionais" que criticam a baixa quallidade editorial, mas o fato é que os blogs popularizaram a publicação de conteúdo na internet e vieram para ficar. O blog corporativo é uma forma das empresas manterem contato com seus clientes de uma maneira mais rápida do que o site institucional.
A popularidade dos blogs se devem a fatores como:
  • Facilidade de aprender como utilizá-los
  • Diversidade de Blogs disponíveis gratuitamente apenas com um simples cadastro
  • Sistemas Open Source permitem a implantação do blog no site da empresa com facilidade. O mais conhecido deles é o WordPress.
Neste tutorial em vídeo, você terá uma visão geral do que é um blog e qual a sua utilidade, bem como alguns comentários sobre as principais plataformas de blogs disponíveis como Blogger e WordPress.


O crescimento dos blogs mostra claramente uma grande tendência, a de que as pessoas têm a necessidade de COMPARTILHAR conhecimento e se mostrarem ao mundo. Esta imensa rede de blogs forma o que chamamos de BLOGOSFERA, cujo poder de comunicação cresce a cada dia. Alguns sites são portais de blogs como o Technorati e o BlogBlogs.

Blogs Corporativos

Não há mais como fugir. Empresas que utilizam blogs corporativos já descobriram que é uma excelente ferramenta de relacionamento com os clientes. A maioria das empresas pequenas, médias e até grandes não utilizam blogs corporativos da maneira correta por uma razão simples: as pessoas não têm a cultura de uso e leitura de blogs. Ou seja, como uma pessoa responsável pelo marketing/comunicação da empresa pode planejar uma estratégia de blog corporativo se ela, como ser humano e morador do planeta Terra, nunca fez um post em um blog?
Fiz uma seleção de trechos de posts sobre este tema:

As 14 empresas mais blogueiras

"Fiz uma rápida análise das grandes empresas blogueiras mundiais buscando saber qual delas possuem mais blogueiros corporativos e, conseqüentemente, mais blogs corporativos operando simultaneamente."
http://www.blogcorporativo.net/2007/11/23/as-14-empresas-mais-blogueiras

O papel do líder de TI no contexto das mídias sociais

"Mês passado eu concedi uma entrevista à Revista CIO falando um pouco da forma de entender essa revolução das mídias sociais e qual o papel que esses CIOs/Líderes de TI possuem nas iniciativas de implementação de redes sociais nas empresas."
http://www.blogcorporativo.net/2009/05/08/o-papel-do-lider-de-ti-no-contexto-das-midias-sociais

Blogs como uma evolução do currículo

Ter um blog pessoal pode ser uma forma divertida de compartilhar novidades com amigos, mas também é uma evolução do velho conhecido - o currículo! É isso mesmo, se você nunca pensou sob esta perspectiva, é só se imaginar no papel de empregador, você valorizará mais um profissional com um blog de sucesso? Um blog que gosto bastante é do Ronildo (www.ronildo.com.br).
Profissionais de comunicação como marketing, publicidade e, principalmente, jornalismo deveriam ter um blog sobre um tema de interesse, pois será o seu currículo perante muitas empresas.

Blog sobre temas específicos

Você gosta de flores? É um especialista em futebol? As pessoas vivem te perguntando no MSN sobre um assunto? Um blog pode ser uma excelente forma de compartilhar com o mundo seu conhecimento. Eu gosto muito de Origami e encontrei este blog: http://origami.em.blog.br.
Muitos blogueiros começaram como uma brincadeira, e depois virou profissão. O Edney é um exemplo e tem um post interessante sobre Blogs e Feudos (leia também a auto-entrevista).
Um blog muito conhecido é o Google Discovery que fala sobre o universo do Google.

Blog para Educação

Blogs para professores e/ou palestrantes

O blog é o meio mais simples do professor se comunicar com seus alunos, mantendo um contato direto sem a necessidade de enviar e-mails ou ficar devendo documentos apresentados em sala de aula.
Um palestrante pode manter o relacionamento com muitas pessoas, e potencializar a criação de palestras com novos temas e/ou facilitar o fechamento de turmas para eventos abertos.
Um professor/palestrante pode criar uma comunidade em torno de seu blog, basta ter conteúdo relevante.
No blog da Konfide, além dos assuntos das palestras, existem dicas importantes para quem quer usar a web de modo inteligente e eficaz: http://blog.konfide.com.br. Também temos o blog do Curso de SEO que trata do tema otimização do site para as buscas (search engine optimization).

Blog para personalidades

Uma forma simples de se comunicar com os fãs e ouvintes.

Descubra você mesmo as oportunidades para criar um Blog

Viagens, receitas, restaurantes, passeios culturais, etc. Se sua empresa é especialista em algum ramo de atividade, pode usar o blog como uma poderosa ferramenta de marketing e relacionamento.
Se sua empresa ainda não tem blog, sugiro pesquisar com seus clientes que informações eles gostariam de "ouvir" de sua empresa, ou você vai esperar seu concorrente?
Atualizado em Sex, 14 de Janeiro de 2011 18:17

9 comentários:

  1. muito legal isso para os alunos e ainda vai xegar muitocoisas divertidas e muito interesantes para as pessoas ficar ligadino no strondus:blog do momento
    xau galera....

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO UMA BANDA CHAMADA TRES ANJOS E QUERIA QUE AS PESSOAS MANDASSE FALANDO SOBRE ELA EU TENHO 12 ANOS E É TRES PESSOAS NA BANDA EU ESTOU MUITO FELIZ COM MINHA BANDA MAIS NAO SEI COMO FAZER SERA QUE VÇS PODE ME AJUDAR
    XAU QUEM FALA É DAY

    ResponderExcluir
  3. oi galera meu nome e lyssandra tenho 12 anos e sou aluna do professor valdir o professor criador do blog
    ainda vou falar muito sobre moda e fofocas me aguardem

    ResponderExcluir
  4. oi,pessoao sou eu denovo vou falar sobre o prefeito giosson dos anjos
    como que uma pessoa se candidata e nao da merenda para as escolas isso e o oh!!!

    ResponderExcluir
  5. eu vinicius como o lider desse blog alem de carla i juliana,nos estamos satisffeitoito com a ideia do professor valdir alem disso tudo ele e um bom professor.
    xau e nao deixe de nos acompanhar um abraço

    ResponderExcluir
  6. ola pessoas de todo o pois queria da uma dica de moda para vcs mulheres
    o buquine estanpados com bojo esta super na moda enclusive as estanpas de flores

    ResponderExcluir
  7. JENTE VOU FAZER UMA PERGUNTAS PARA VOÇES QUAL DESSES CANTOS NA SUA OPINIAO QUAL DESSES CANTOR VÇ ACHA MAIS BONITO?

    °JUSTIN BIEBER
    °FIUK
    °EDUARD COLER

    ResponderExcluir
  8. galera hello!!!vamos la ! enviem comentarios sobre o nosso blog
    enviem dicas fofocas noticias e varias outras coisas
    nao se entemidem gente

    ResponderExcluir